É fato que as diretorias, executivos e profissionais de TI devem colaborar para trabalhar alinhados em prol de atingir os objetivos de todas as partes. O desafio inerente a isto é determinar quais são as funções da gestão e governança de TI.

Muitas organizações lutam para traçar uma linha entre os papéis da gestão e governança de TI. Algumas empresas, ainda, consideram que ambas as funções são apenas duas palavras diferentes para descrever a mesma coisa.

Afinal, o que difere a gestão e governança de TI? Quais são as responsabilidades de cada área? No artigo de hoje, explicaremos quais os objetivos da gestão e governança de TI, como elas se diferem e como se relacionam. Confira.

Diferenças entre gestão e governança de TI

Em suma, a governança de TI é responsável por determinar e supervisionar uma direção estratégica para o setor, enquanto a gestão de TI se encarrega de transformar o direcionamento estratégico em operações para atingir os objetivos.

Segundo o COBIT 5, a governança assegura que as necessidades, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas para estabelecer objetivos equilibrados, através da priorização e tomada de decisões, além de monitorar o desempenho das atividades e a conformidade com os objetivos acordados.

Assim, as principais responsabilidades da governança de TI são:

  • Avaliar e determinar objetivos para o setor de TI pensando na empresa como um todo;
  • Direcionar o setor através da priorização e tomada de decisões;
  • Monitorar o desempenho, conformidade e progresso em relação à direção estratégica e objetivos estabelecidos.

Por outro lado, a gestão de TI deve executar e monitorar as atividades necessárias para se alcançar os objetivos estabelecidos pela governança. Os gestores executivos tomam decisões operacionais de rotina e lidam com todo o trabalho administrativo que faz com que as atividades funcionem.

Além disso, os gerentes executivos são a ligação entre a diretoria e os demais colaboradores. Uma de suas funções é comunicar as expectativas da diretoria aos aos outros funcionários, podendo dividir as demandas da governança em metas operacionais de curto e longo prazo para monitorar desde a implementação até a conclusão.

Assim, a grande diferença entre a gestão e governança de TI é que a diretoria cria as políticas da empresa, os gerentes são responsáveis por encontrar formas de cumprir essa política e delegar as atividades relacionadas aos colaboradores.

Como gestão e governança de TI se relacionam

Quando a gestão e governança de TI estão alinhadas e têm seus papéis bem definidos, isso significa que há alinhamento entre o setor de TI e as estratégias de negócio como um todo.

Além disso, todas as organizações estão sujeitas a muitas legislações e regulamentações que mediam os processos de TI, como proteção de dados e responsabilidade financeira. Uma estrutura sólida de gestão e governança de TI auxilia na conformidade e alcance de expectativas internas e externas de uma empresa.

Otimize sua gestão e governança de TI

Uma das decisões mais importantes para uma gestão e governança de TI eficientes é a respeito das ferramentas de gestão que serão utilizadas para otimização de tempo, aumento de produtividade e monitoramento do progresso das atividades.

Com a nossa solução de Integração de Sistemas e Serviços, sua empresa pode ter mais controle sobre a gestão de atividades e garantindo um melhor ambiente para comunicação entre todos os responsáveis por tarefas.

Entre em contato e conheça mais sobre a nossa solução.