Cada vez mais as empresas estão preocupadas com a gestão de identidade e acesso nos seus processos internos e externos, especialmente desde o começo da pandemia, em que os ataques e golpes cibernéticos aumentaram no mundo todo.

Para se ter uma ideia, um relatório divulgado recentemente pela IDC nos revela que 59,7% das organizações latino-americanas consideram a cibersegurança uma prioridade estratégica dos negócios.

Outro motivo para esse crescimento no investimento em segurança é a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor no Brasil em 2020, visa regulamentar o tratamento e armazenamento de dados pessoais.

Por sua vez, as empresas têm até o fim do primeiro semestre de 2021 para se adequarem às normas da legislação e as sanções podem ser aplicadas a partir de agosto.

Diante disso, a gestão de identidade e acesso cumpre um papel fundamental em empresas que desejam alcançar plena segurança digital, alta governança em TI e robusta privacidade de dados. Confira abaixo o que é esse processo na prática e como otimizá-lo no seu negócio.

7 etapas para otimizar a Gestão de Identidade e Acesso

De maneira prática, a gestão de identidade e acesso é um processo de gerenciamento dos usuários de um negócio (sejam eles internos – colaboradores – ou externos – clientes).

Com essa iniciativa, as empresas conseguem centralizar o processo de login no sistema SSO (Single Sign-on) ou autenticação única, promovendo melhor controle sobre a operação e uma infraestrutura mais robusta de segurança.

Nesse cenário, algumas maneiras de otimizar essa solução são:

1 – Mensuração dos dados e sistemas conectados à solução

O primeiro passo é mensurar quais dados e sistemas estão conectados à ferramenta. Com isso, é preciso compreender tecnicamente como a solução funciona e suporta os fluxos do seu negócio.

A partir desse mapeamento, confira se a ferramenta possui algum tipo de limitação, seja em relação aos usuários, monitoramento, automação ou outras características que possam afetar o desempenho da sua empresa.

2 – Elaboração de políticas internas de segurança

Para que a gestão de identidade e acesso seja bem estruturada e seguida pela operação de maneira eficiente, otimizada e assertiva, é preciso definir políticas internas de segurança e privacidade.

Essas diretrizes devem ser devidamente informadas aos colaboradores e guiar as ações operacionais, de modo a reduzir riscos e evitar episódios de subutilização da tecnologia, erros ou outros problemas.

3 – Definição dos acessos de acordo com os cargos

Uma das vantagens da gestão de identidade é justamente controlar de maneira centralizada os níveis de acesso dos usuários de acordo com as suas necessidades e isso inclui os níveis hierárquicos que ocupam na empresa.

Por sua vez, configure corretamente essas informações, de modo a manter essa administração sempre otimizada e gerenciável, evitando que dados sensíveis sejam expostos.

4 – Escolha de responsáveis por cada etapa

A implementação do SSO não é um processo impossível, porém, representa um certo desafio por conta da complexidade exigida, tanto na integração, quanto no monitoramento posterior.

Por isso, o ideal é definir profissionais responsáveis por acompanhar cada etapa, assim como para executar, aprovar ou desenvolver novas iniciativas.

5 – Definição de iniciativas técnicas de segurança

Lembra-se que falamos a respeito das possibilidades robustas de segurança que a gestão de identidade e acesso oferece?

Pois bem, por centralizar todos os logins em um único ponto de autenticação, é possível aprimorar as medidas de segurança, como, por exemplo, definir mecanismos de autenticação em duas etapas.

6 – Mensuração das implantações para possíveis reajustes

Muitas vezes, as empresas imaginam que, após a migração e implementação dessa solução, ela funcionará perfeitamente bem e não precisará de acompanhamento, porém, não é bem assim que ocorre.

A adesão dessa solução é realmente ágil e, quando bem feita, não apresenta tanta dificuldade aos gestores de tecnologia. Porém, isso não significa que ela não precisa ser mensurada com frequência.

O monitoramento auxilia na constante otimização e identificação de possíveis aspectos que necessitam de reajustes.

7 – Adoção de tecnologias apropriadas

Por fim, não podemos falar sobre a gestão de identidade e acesso sem citar a importância de contar com tecnologias apropriadas.

É fundamental adotar uma ferramenta que atenda às necessidades do seu negócio, te ofereça aprimoradas opções e disponha de um suporte completo.

Podemos ajudar o seu negócio

Somos especialistas em soluções de integração de sistemas reconhecida nacional e internacionalmente.

Com mais de 87 projetos entregues, podemos apoiar o seu negócio na implementação de medidas robustas de segurança por meio da solução de Gestão de Identidade, em que centralizamos os seus sistemas e usuários.

Com isso, oferecemos à sua área de TI mais controle sobre a operação, governança e diferencial competitivo. Quer saber mais como funciona? Acesse agora mesmo e entre em contato com a nossa equipe.