Um tema que passou a ser bastante discutido nos últimos meses foi o gerenciamento de identidades e acessos. Essa polarização não foi por acaso, as empresas têm acompanhado cada vez mais tentativas de ataques em seus sistemas.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Check Point nos revela que 71% dos gestores relataram aumento de ameaças à segurança desde o começo da pandemia. Dentre as principais vulnerabilidades mencionadas pelos respondentes, estão:

  • Tentativas de phishing (55%);
  • Sites maliciosos alegando oferecer informações ou conselhos sobre a pandemia (32%);
  • Malware (28%);
  • Ransomware (19%).

Outro ponto que abriu ainda mais dificuldade na segurança das empresas foi o crescimento exponencial do trabalho remoto. De uma hora para outra, as organizações precisaram se adequar completamente ao mundo online.

Embora esse cenário tenha acelerado a transformação digital, também tornou toda a infraestrutura de TI mais vulnerável, especialmente a erros ou exposições dos próprios usuários que, em muitos casos, atuam com equipamentos pessoais.

Todo esse cenário escancarou a necessidade de ter iniciativas de segurança mais robustas, que sejam capazes de não apenas realizar devidamente a proteção de informações, mas também adequar a empresa às leis de proteção de dados, como a LGPD.

Diante disso, confira o que é o gerenciamento de identidades e acessos, qual é o papel dessa iniciativa e como é realizada a implementação.

Afinal, o que é o gerenciamento de identidades e acessos?

De maneira prática, o gerenciamento de identidades e acessos (conhecido como Identity and Access Management ou IAM) está relacionado com a capacidade de uma organização de administrar todos os usuários, assim como seus níveis de acesso nos sistemas internos.

Isso significa que os gestores de TI conseguem realizar a gestão desses perfis, configurar permissões, mudar funções e monitorar todas as atividades realizadas na rede.

Por “identidade” entende-se como todas as informações do usuário para acesso aos sistemas, ou seja, suas credenciais.

O gerenciamento de identidades e acessos permite também a implementação de medidas mais robustas de segurança, como a autenticação de dois fatores (Two-Factor Authentication ou 2FA) e autenticação multifatorial (Multi-factor authentication ou MFA).

Quais as vantagens que o IAM oferece às empresas?

Essa iniciativa oferece uma série de vantagens às empresas, como:

  • Maior efetividade no gerenciamento de TI;
  • Mais segurança para a operação;
  • Governança em TI;
  • Conformidade com a LGPD;
  • Maior eficiência e produtividade operacional;
  • maior disponibilidade da rede;
  • Redução de gastos.

Como é a implementação do IAM?

Para implementar o IAM no seu negócio, é preciso levar em consideração três bases dessa tecnologia: simplicidade, monitoramento e flexibilidade.

Com isso em mente, é preciso realizar um planejamento, reconhecendo quem são seus usuários, todos os níveis de acessos necessários de acordo com seus cargos e os sistemas que serão integrados.

A sustentação do gerenciamento de identidades é a autenticação única, ou seja, o uso de apenas uma informação de credenciamento para uso de uma série de aplicações, programas ou acessos a infraestruturas.

Para que tudo funcione adequadamente, monitore todos os processos de implementação e realize testes. Como também, ao escolher um sistema para realizar essa centralização, busque por parceiros que ofereçam suporte aprimorado em todos esses fluxos.

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