Nos últimos anos presenciamos um aumento exponencial do uso de inteligências artificiais no mundo dos negócios, fazendo combinações com Machine Learning (ML), porém, desde o ano passado, a inteligência artificial generativa ganhou destaque e funções cotidianas, ou seja, a inteligência artificial foi oferecida para uso pessoal pela primeira vez. 

Não poderíamos esperar nada além de um verdadeiro encantamento gerado pelo seu uso, o que impulsionou a criação de uma série de novas soluções e aplicações de IAs Generativas.

Sendo assim, é importante analisarmos os movimentos e tendências que diversas empresas estão apontando ao redor do mundo para uma massificação do uso de inteligência artificial, principalmente, em ambientes de tecnologia. Devemos pensar em soluções que integrem IAs com as mais diversas APIs, a fim de gerar e entregar valor para os mais diversos projetos ao redor do mundo. 

O que são APIs?

Antes de entendermos como funcionam essas integrações IA + APIs, precisamos entender melhor o que significa e qual a funcionalidade de uma API. 

API é a sigla para “Application Programming Interface” (interface de programação de aplicativos), que são conjuntos de comandos, protocolos e ferramentas para construir ou integrar aplicações.

As APIs possibilitam que diferentes sistemas possam se comunicar e interagir entre si, fazendo troca de informações. Essas informações podem ser totalmente úteis para a construção de um aplicativo ou de um site, por exemplo; por isso podemos dizer que elas são indispensáveis atualmente por serem utilizadas na grande maioria dos aplicativos e sites que usamos. 

Podemos tomar como exemplos de APIs o aplicativo da Uber, que utiliza APIs de mapas, pagamentos e conexões para que seu aplicativo funcione com efetividade, além do app da Uber, podemos lembrar dos nossos principais aplicativos de compras, que utilizam APIs de cartões de crédito para validar uma compra.

No geral as APIs fazem uma ponte direta entre o back-end e o front-end de sites e aplicativos, permitindo que estes funcionem de forma rápida, sem travamentos ou quedas constantes. 

Como a IA pode ser integrada a uma API?

Atualmente diversas empresas têm utilizado inteligência artificial em seus aplicativos para fazer com que a resposta para clientes seja mais certeira ou em outros casos, as empresas têm aplicado o uso de inteligência artificial para a leitura de dados a fim de entender ou prever novos padrões de comportamento. 

Mas a utilização de inteligências artificiais integradas a APIs tendem a ter um impacto cada vez maior no dia a dia das pessoas, por exemplo, na utilização pela Tesla, da integração entre inteligência artificial e APIs para a criação do primeiro carro autônomo do mercado, fazendo com que o motorista possa até mesmo dormir enquanto dirige. 

Outras empresas como a Amazon, fizeram com que sua inteligência artificial tivesse voz, conseguindo construir integrações poderosas ao longo dos últimos anos, fazendo com que hoje em dia a grande maioria das pessoas possam ter uma casa conectada através da Alexa. 

Desse modo, é incontestável que a integração de aplicações de inteligência artificial em APIs podem beneficiar inúmeros recursos e setores, dependendo da finalidade do negócio. 

APIs para o Tráfego de Processamento

Quando uma empresa pretende utilizar a inteligência artificial em sua arquitetura de tecnologia, é comum ter problemas de performance, uma vez que modelos de IA têm enormes quantidades de parâmetros que precisam ser processados. Ao integrar uma API a uma IA, pode-se melhorar a eficiência através da criação de um sistema baseado em microserviços, permitindo que as informações possam ser distribuídas e processadas em partes independentemente.

Ao dividir as funções e sincronizá-las por meio das APIs, é possível permitir que a IA trabalhe de maneira harmoniosa com a infraestrutura, mantendo o ambiente escalável e econômico.

Como a Digiage pode te ajudar com isso?

A Digiage é uma empresa especializada em criar soluções a partir de dados e APIs, sendo assim, buscamos levar aos nossos clientes o que há de mais moderno em termos de APIs, entregando dados e insights que podem elevar o patamar dos nossos clientes. 

Nos últimos anos a Digiage tem ajudado clientes dos mais diversos segmentos a trabalhar suas APIs de forma segura e eficiente, em segmentos como de telecomunicações, indústria e distribuição de gás, entre outros. 

Se você quer conhecer mais sobre a Digiage e entender melhor como funcionam as integrações em APIs e IAs generativas entre em contato conosco!