A integração SOA busca compartilhar e reutilizar diversas funções entre aplicativos, que através deste conceito tem como objetivo criar uma arquitetura de softwares, dando maior agilidade e reduzindo custos na reutilização de serviços.

Para que ele tenha sucesso, é necessário que a empresa desenvolva uma boa infraestrutura, junto de uma política de governança bem estruturada.

A seguir, vamos te explicar melhor sobre esta ideia, citando inclusive todos os benefícios que ele pode trazer para a marca que a adota.

O que é integração SOA?

A integração SOA vem do inglês Service Oriented Architectures que, em tradução livre, significa Arquitetura Orientada a Serviços. Este termo surgiu pela primeira vez no ano de 1996, através dos pesquisadores Gartner Roy Schulte e Yefim Natis.

Um dos seus pilares é a utilização do Enterprise Service Bus (ESB), que serve como um barramento de serviços para o meio corporativo, dando suporte às soluções oferecidas aos seus usuários e agilizando processos de integração de sistemas.

Cada interface usa um determinado padrão, podendo ser incorporado em novos aplicativos, sem que haja a necessidade de fazer uma nova integração a cada novidade que é adquirida pela empresa.

Principais benefícios do SOA

Agora que sabemos do que se trata a integração SOA, podemos falar dos benefícios que esse conceito pode trazer para a empresa que o adotar.

Integração total da empresa

Um dos primeiros pontos a se destacar é a facilidade que a integração SOA é capaz de trazer, principalmente quando falamos de resultados, integrando totalmente todos os setores e equipes de um empreendimento.

Isso acontece porque a comunicação entre todos se dá de maneira simples e ágil, reduzindo os problemas e custos para a área de TI.

Maior facilidade e agilidade na tomada de decisão

Exatamente por todos estarem se comunicando melhor e mais rapidamente com a integração SOA, torna-se mais fácil conversar e tomar uma decisão importante sobre o futuro da empresa, já que a troca de informações ocorre de forma mais fluida.

Com isso, pode-se ter mais controle dos seus níveis de estoque, como exemplo de organizações do varejo, sabendo se precisa adquirir mais produtos ou se ainda não é necessário, economizando dinheiro e tempo preciosos.

Facilidade na manutenção

Ao adotar a integração SOA, a empresa também terá uma maior facilidade quando precisar realizar a sua manutenção, já que, por característica, ela se dá através de um baixo acoplamento do sistema.

Além disso, também aumentam as chances de haver componentes que podem ser reutilizados ao longo do processo.

Faça a sua integração SOA

Como pudemos ver, a integração SOA é uma arquitetura que traz muitos benefícios para a sua empresa, mas deve ser feito por quem conhece do assunto, por isso conte com a gente.

Nós temos mais de 10 anos de experiência nesse tipo de Arquitetura Orientada a Serviços, que vai te ajudar a reduzir os seus custos e livrando seu empreendimento de grandes gastos com licenciamento de softwares.