A proliferação tecnológica e o crescimento do home office vem propondo às empresas diversos desafios relacionados à segurança da informação. Nesse cenário, diversos gestores de TI têm buscado meios de potencializar a governança de identidade.

Na prática, esse processo está relacionado com a identificação de cada usuário na rede da empresa, o que abrange softwares (sistemas e plataformas tecnológicas) e hardwares (equipamentos e outros ativos).

Uma gestão de identidade contundente permite à equipe de TI fazer a completa administração dos acessos, assim como configurar permissões, mapear atividades, definir autorizações e estabelecer medidas mais robustas de autenticação.

Parece uma ótima opção, porém, frequentemente as empresas lidam com um problema comum: a ausência de habilidades ou conhecimentos para implementar essa iniciativa.

Para se ter uma ideia, dados da Forrester nos revelam que 45% dos gestores de TI não sabem por onde começar o processo de gestão de identidade e 40% não possuem recursos para administrar essa ação.

Já 23% dos respondentes afirmaram que não possuem orçamento definido para as estratégias de identidade, enquanto apenas 36% dos entrevistados estão satisfeitos com seus processos atuais de segurança.

Outro ponto importante acerca da governança de identidade é a segurança da informação, isso porque sem uma estratégia muito bem empregada, a empresa não consegue manter os níveis adequados de privacidade, o que aumenta as vulnerabilidades e chances de vazamentos de dados.

Nesse cenário, confira abaixo algumas dicas para implementar a gestão de identidade totalmente alinhada às iniciativas de segurança da sua empresa.

Dentre as principais medidas para implementar a governança de identidade alinhada à segurança da informação, estão:

Ter um planejamento

O primeiro ponto é elaborar um planejamento contundente à realidade da sua organização. Para tal, é preciso entender quais são os sistemas e usuários conectados à sua rede, mapeando também a maneira como os processos funcionam.

Um passo importante nesse primeiro momento é analisar a estrutura de cada um desses componentes e a criticidade.

Definir bases de autoridade

O segundo ponto é definir as bases de autoridade, ou seja, quais são os colaboradores que serão relacionados com esse fluxo, assim como provedores ou empresas terceirizadas que prestem serviços para a sua organização.

Com isso, é possível registrar cargos e criar fluxos de acesso de acordo com as funções de cada funcionário, as atividades desempenhadas e os dados que necessitam ser visualizados.

Essa é uma das bases mais importantes da governança de identidade, isso porque garante alta privacidade e reduz os riscos de que informações sensíveis sejam expostas a colaboradores ou equipes erradas.

Manter um processo flexível para possíveis reajustes

Sabemos que nenhuma iniciativa é livre de possíveis reajustes, tanto para correções de falhas, quanto para alterações ou inovações a longo prazo.

Por isso, é crucial manter um processo flexível e que permita mudanças rápidas e eficientes no futuro, garantindo sempre dados e usuários atualizados.

Implementar um processo de segurança orientado ao usuário

Por fim, se você deseja combinar governança de identidade com a segurança da informação, é preciso implementar uma iniciativa orientada ao usuário.

Isso significa que é preciso promover processos simples e intuitivos, assim como totalmente acessíveis. Além disso, planeje maneiras de treinar e engajar os seus usuários acerca das principais boas práticas de segurança, de modo a evitar erros.

Usar uma solução de Gestão de Identidade

Podemos ajudar o seu negócio a potencializar a segurança interna por meio da solução de Gestão de Identidade, uma iniciativa que permite centralizar todos os usuários e sistemas por meio da autenticação única.

Com a nossa solução, sua empresa consegue:

  • Aumentar a eficiência na gestão de usuários;
  • Minimizar a complexidade dos acessos de usuários;
  • Configurar corretamente as permissões;
  • Automatizar o gerenciamento de identidade e acesso;
  • Adequar à LGPD;
  • Simplificar a auditoria de dados e usuários.

Tudo isso contando com uma empresa especializada e que é reconhecida nacional e internacionalmente por suas entregas de alta qualidade, tecnologia de última geração e um time técnico robusto.

Ajudamos o seu negócio a alcançar eficiência na governança de identidade. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!