Blog

Você sabe o que é autenticação única e como isso impacta na segurança digital?

Com o aumento dos ataques cibernéticos direcionados a empresas dos mais diversos ramos de atuação, cada vez mais os gestores estão investindo em medidas aprimoradas de segurança digital, como é o caso da autenticação única

As iniciativas de proteção de dados das organizações ainda são bastante imaturas. Segundo a pesquisa Percepção do Risco Cibernético na América Latina em tempos de COVID-19, realizada pela Marsh, apenas 16% das corporações investiram em segurança desde o começo da pandemia.

Além disso, 50% das empresas da América Latina dedicam menos do que 5% do orçamento de TI para iniciativas de cibersegurança, enquanto 16% dos pesquisados atribuem entre 5% e 15% e somente 7% dos gestores disseram que investem mais de 15%. 

Diante da atual realidade, buscar medidas para reforçar a segurança digital não é apenas uma necessidade para as empresas que desejam acentuar a proteção dos seus dados e usuários, mas também um diferencial competitivo, visto que 84% dos clientes são leais a organizações com segurança robusta, segundo a Salesforce.

Nesse cenário, a autenticação única tem um papel bastante importante na cibersegurança das empresas. Siga sua leitura e entenda o que é, seus benefícios e como impacta nos negócios.

Leia mais: Transformação digital nos bancos: como revolucionar a gestão de acessos

O que é a autenticação única?

Do termo em inglês Single Sign-On ou SSO, a autenticação única é caracterizada pela integração de diferentes aplicações em apenas um login e senha.

Com isso, os usuários não precisam de diferentes informações de login para acessar cada uma das ferramentas que necessita, o que reduz os riscos de exposições e, principalmente, minimiza as chances de roubos de dados. 

Esse tipo de iniciativa funciona tanto para programas hospedados na nuvem, quanto para plataformas locais, tornando os acessos mais transparentes e gerenciáveis. 

Como a autenticação única impacta na segurança digital?

Você pode estar se perguntando como unificar as credenciais de acesso de uma empresa pode impactar na segurança digital de modo positivo, acertamos? Explicaremos mais abaixo. 

Ao possuir diferentes senhas para distintos aplicativos, os usuários acabam se tornando mais vulneráveis a cada vez que fizer um novo login. 

Além disso, no cotidiano, os colaboradores de uma empresa utilizam uma série de aplicações para conseguirem desempenhar as suas funções que, na maioria das vezes, não são integradas entre si.

Por sua vez, cada plataforma exige credenciais diferentes para login. O que isso significa? Que os usuários precisam decorar uma grande quantidade de informações e, muitas vezes, acabam anotando esses dados em locais externos para não esquecer, como agendas.

O problema disso é que a segurança da organização pode estar em jogo caso o colaborador perca esse papel, há grandes chances de terceiros o encontrarem e colocarem em risco a preservação das informações internas

Diante disso, a autenticação única permite um gerenciamento muito mais efetivo dos usuários e seus acessos, tornando a segurança digital das empresas mais robustas e efetivas. Como também, oferece os seguintes benefícios aos negócios:

  • Minimiza a quantidade de informações de logins a serem decoradas pelos usuários;
  • Aumenta a produtividade e eficiência da equipe;
  • Permite adequação à LGPD;
  • Promove melhor experiência aos usuários;
  • Facilita a transformação digital por ser escalável;
  • Garante mais segurança durante o home office.

Você pode se interessar: Gestão de acessos do usuário: como gerenciá-los com segurança

Conheça a solução de Gestão de Identidade da Digiage!

Agora que você compreendeu um pouco sobre o que é a autenticação única e alguns dos problemas que essa iniciativa resolve dentro das empresas, é momento de buscar um parceiro ideal para te ajudar com esse serviço, como a Digiage.

Contando com uma equipe técnica especializada e com larga experiência no mercado de TI, a Digiage oferece aos seus clientes a solução Gestão de Identidade

Na prática, integramos todos os seus usuários em apenas uma plataforma, dispondo de uma única credencial de acesso para cada um.

Além de promover a autenticação única, facilitando o acesso a diferentes aplicações por meio de um login somente, é possível gerenciar as permissões dos usuários de acordo com os níveis de acesso necessários para desempenharem determinadas funções.

Como também, o monitoramento de acessos é facilitado e a aplicação de medidas mais robustas de proteção se torna mais simples e efetiva, como criptografia ou autenticação por dois fatores (two factor authentication ou 2FA).

Deseja saber mais como a Digiage pode te ajudar? Entre agora mesmo em contato conosco!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima