A adoção de iniciativas como a autenticação única tem ganhado espaço dentro das empresas, isso porque diversos gestores estão acelerando os investimentos em segurança digital com o objetivo de reduzir as vulnerabilidades da operação.

Por sua vez, essas não são por acaso. Segundo dados da CheckPoint, diariamente, organizações do mundo inteiro enfrentam cerca de 100 mil sites e 10 mil arquivos maliciosos.

Além disso,em 2020, 46% dos negócios lidaram com pelo menos uma ameaça interna de segurança provinda de colaboradores.

Com esse cenário de aumento das instabilidades dentro das empresas, o Gartner prevê que, até o final do ano, os gastos mundiais com segurança e gerenciamento de riscos chegarão a US$ 150 bil

Diante disso, a autenticação única é uma iniciativa que promove melhor controle na operação e garante uma série de benefícios às organizações. Para te ajudar a entender quais são essas vantagens e como implementar, elaboramos um conteúdo completo. Confira!

6 benefícios da autenticação única em ambientes corporativos

De maneira prática, a autenticação única consiste na centralização de logins e senhas em um mesmo portal de acesso.

Também chamado de SSO, sigla para Single Sign-On, esse processo reúne todos os sistemas utilizados dentro de uma empresa e unifica as credenciais de acesso. Com isso, as organizações atingem ganhos como:

1 – Segurança e melhor privacidade de dados

Imagine, por exemplo, uma casa com três portas. Os moradores precisam sempre verificar se todas as portas estão trancadas antes de dormir ou sair da residência, certo?

Afinal, qualquer uma pode representar riscos e permitir a entrada de pessoas mal intencionadas caso não esteja devidamente fechada.

Quando nos referimos aos logins e senhas, a lógica é a mesma. Acessar separadamente cada sistema que um colaborador ou cliente utiliza na empresa abre “vulnerabilidades” e torna a organização sempre alvo de iniciativas maliciosas.

Nesse cenário, a autenticação única reduz drasticamente esses riscos, isso porque permite que a sua “residência” tenha apenas uma “porta de entrada” muito mais reforçada com as últimas tecnologias de segurança, aumentando, desse modo, a privacidade de dados.

2 – Produtividade da operação

Quem nunca perdeu um tempo precioso ao validar a autenticação em diversos sistemas diferentes no trabalho, como e-mail, plataformas de conversas instantâneas e acesso a arquivos na nuvem?

Essa realidade gera gargalos e afeta a produtividade da operação, inibindo a eficiência dos colaboradores. A autenticação única resolve esse problema, garantindo que sistemas importantes sejam acessados em poucos cliques.

3 – Boa experiência do usuário

Elencando o tópico anterior, ao não precisar acessar várias plataformas separadamente, o usuário não necessita também decorar vários logins e senhas diferentes.

Com isso, as empresas garantem uma boa experiência aos seus usuários internos (colaboradores) e externos (clientes), fornecendo facilidade e conveniência.

4 – Suporte à transformação digital

Sabemos que a transformação digital está em alta e empresas de todo o mundo estão acelerando as iniciativas de inovação com o objetivo de alcançar diferencial competitivo, maturidade tecnológica e constante otimização de processos.

Nesse cenário, a autenticação única dá às organizações um novo modelo de gerenciamento de acesso, mais dinâmico e flexível, que atende aos requisitos de inovação e se adequa à nova legislação de privacidade de dados (LGPD).

5 – Melhor gerenciamento de toda a operação

Outro benefício proporcionado pelo SSO é a melhor gestão operacional. De maneira prática e rápida, é possível configurar e excluir usuários, assim como delimitar níveis de acesso de acordo com as necessidades de cada perfil.

Esse processo é centralizado, simples e eficiente, aumentando a efetividade do seu setor de tecnologia e diminuindo riscos relacionados ao gerenciamento dessas informações.

6 – Redução de custos na área de TI

Por falar no setor de TI, a autenticação única também pode reduzir custos na área de tecnologia.

Isso é possível graças ao gerenciamento mais automatizado (que elimina a necessidade de processos manuais) e à segurança proporcionada (que minimiza os riscos de vazamentos, invasões ou outras iniciativas que causem prejuízos).

Você pode se interessar: 7 razões para se preocupar com a gestão de acessos do usuário do seu negócio

Conte com uma solução Gestão de Identidade

Para auxiliar o seu negócio a garantir maior privacidade de dados e gerenciamento de usuários, oferecemos a solução de Gestão de Identidade (ou Identity Management).

Com alta capacidade técnica e recursos de última geração, auxiliamos o seu negócio em todos os processos de planejamento, implementação e monitoramento desse serviço.

Dessa forma, a Gestão de Identidade permite reunir em um mesmo ponto acesso os sistemas necessários para os seus usuários, fornecendo um único meio de login.

Além disso, é possível personalizar os níveis de acesso e adotar a autenticação em dois fatores ou two factor autentication (2FA), de modo a garantir total segurança aos seus usuários.