Blog

Transformação digital nos bancos: como revolucionar a gestão de acessos

transformação digital nos bancos

É fato que o mercado financeiro vem mudando profundamente nos últimos anos e a transformação digital nos bancos não é apenas algo esperado para o futuro, mas também uma movimentação que tem acontecido no presente.

Os serviços bancários tradicionais vêm perdendo espaço para iniciativas mais ágeis e digitais. As enormes filas dos bancos, mesmo antes da pandemia, já estavam sendo substituídas por simples transações realizadas por aparelhos eletrônicos.

Clientes do mundo inteiro estão em busca de melhor comodidade e flexibilidade dos serviços bancários. Nesse cenário, as antigas burocracias já não são mais aceitas pelos consumidores atuais. 

Diante disso, para entendermos um pouco mais sobre essas inovações e a importância da gestão de acessos em meio ao surgimento de tantas tecnologias, elaboramos um conteúdo completo. Confira.

Principais tendências na transformação digital nos bancos

Uma das razões para essa inovação do setor foi o comportamento dos clientes e, principalmente, a chegada dos millennials nesse mundo financeiro.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, atualmente, 84% dos usuários utilizam os serviços bancários pelas plataformas online, enquanto 72% acessam essas operações por dispositivos móveis. 

Outro aspecto alarmante para a aceleração da transformação digital nos bancos foi o crescimento das fintechs (empresas financeiras de tecnologia). 

Segundo dados divulgados pelo Infomoney, 2020 não foi um ano nada ruim para os negócios desse segmento, que conseguiu atingir uma alta de 34% em plena crise. 

O Pix também foi um meio que obrigou os bancos tradicionais a inovarem os seus processos e oferecerem aos clientes mais facilidade nas transações digitais

Consistindo em um sistema de pagamento implementado pelo Banco Central, o Pix permite transferências gratuitas entre contas de diferentes instituições financeiras de maneira rápida, prática e efetiva.

No entanto, essas não foram as únicas mudanças. Os aplicativos estão cada vez mais inteligentes e agregando recursos como:

  • APIs (sistemas de integração);
  • Identificação biométrica;
  • Inteligência artificial e IoT;
  • Aprimoramento dos serviços disponíveis no Mobile Banking.

Com todas essas facilidades, as instituições financeiras lidam com um desafio em comum: afinal, como garantir segurança na gestão de acessos de todos os clientes?

Como revolucionar a gestão de acessos nessa onda de inovação?

A segurança digital não é uma discussão nova. Muito pelo contrário, mesmo antes da aprovação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), esse assunto já tirava o sono de diversos gestores de negócios.

Por sua vez, quando falamos do setor bancário, isso é ainda mais preocupante, visto que essas instituições lidam com dados tão sensíveis. 

Segundo dados da PwC, os ataques a instituições financeiras se tornaram muito mais sofisticados e as tentativas de invasão aumentaram 130%. 

Nesse cenário, vazamentos de informações sensíveis podem não apenas prejudicar os clientes e funcionários, mas também aflige diretamente as normas da LGPD sujeitas a penalidades.

Diante disso, para garantir a segurança da informação e devida proteção dos dados de acessos dos seus clientes, possuir um planejamento robusto de privacidade é fundamental, assim como adotar aprimorados recursos de autenticação. 

A Digiage pode te ajudar nesse processo com a solução de Gestão de Identidade (Identity Server – SSO)

Na prática, centralizamos todas as informações dos usuários da sua instituição em uma única ferramenta, permitindo total controle da operação e melhor visibilidade dos dados acerca do usuário.

Com alta disponibilidade e total suporte, a Digiage garante ao seu negócios benefícios como:

  • Segurança da informação;
  • Maior privacidade de dados e adequação à LGPD;
  • Relação de confiança com os clientes;
  • Maior eficiência;
  • Menores riscos de vazamentos ou fraudes;
  • Diferencial competitivo.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conte com todo suporte da nossa empresa!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima